quinta-feira, 15 de julho de 2010

Amigo de Deus




Uma oração universal: assim poderia ser definido o Rosário (e o Terço). Afinal, a qualquer hora do
dia, em qualquer lugar do mundo, alguém o reza para louvar o Senhor ou agradecer-lhe seus dons,
para suplicar graças ou pedir-lhe perdão dos próprios pecados. A cada momento alguém está
contemplando os mistérios da vida de Jesus.
Rezar o Rosário é passear pelo Evangelho em união com Maria Santíssima; É como falar com uma
pessoa amada. Quando amamos alguém, queremos dizer-lhe mil vezes: eu amo você, eu amo você,
eu amo você. Não é uma repetição, é uma necessidade de coração. Maria é nossa mãe, nosso
modelo, é quem nos deu Jesus.
O Rosário é uma oração universal porque nela todos se encontram. Nos encontramos com o Pai que
“tanto amou o mundo que entregou seu Filho Unigênito”(Jô 3,16); nos encontramos com o Filho, o
Emanuel, isto é, o Deus conosco(cf. MT 1,23); e nos encontramos com o Espírito Santo que
continua sendo derramado sobre nós, conforme vemos e ouvimos (cf. At 2,33).
Na oração do Rosário encontram-se aqueles que olham para Maria e lhe dirigem as palavras que o
Espírito Santo pôs na boca de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu
ventre” (Lc 1,42).
O Rosário é também uma maneira de olhar Maria com o olhar do Pai que a chamou e a enriqueceu
com Seus dons, em vista da missão que ela deveria exercer no mistério de Cristo e da Igreja. É uma
oração contemplativa acessível a todos: grandes e pequenos, leigos e clérigos, cultos e pessoas com
pouca instrução. É vínculo espiritual com Maria para permanecermos unidos a Jesus, para nos
conformarmos a Ele, assimilarmos os seus sentimentos e nos comportarmos como Ele se
comportou.
Conforme as palavras do Santo Padre João Paulo II: O Rosário (ou Terço) é a oração para este
mundo. É arma espiritual na luta contra o mal. É uma oração para salvação das pessoas, para a
transformação das famílias, para a mudança da nossa sociedade e para que o mundo seja salvo.
Importante: O Terço era a terça parte do Rosário; agora é a quarta parte porque o Papa João
Paulo II acrescentou mais um Terço ao Rosário, contemplando os mistérios da luz ou
“Luminosos”, da Vida Pública de Jesus. Em cada terço contemplamos uma etapa da vida de
Jesus e o mistério da nossa Salvação; logo, o Terço é mais uma oração centrada em Cristo do
que em Maria. Nossa Senhora reza conosco o Terço, contemplando também ela os mistérios
da nossa salvação e intercedendo por nós. Por isso, é muito importante contemplar cada
mistério do Terço.
O Rosário é uma expressão de amor. É o que você irá descobrir se puser em prática esta simples e
poderosa oração.
5.1. O QUE A IGREJA FALA SOBRE O ROSÁRIO (ORIGEM E DEVOÇÃO)?
Não há uma data precisa sobre a origem do Rosário. Em linhas gerais, remonta já os primeiros
séculos da Igreja primitiva e surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como
30
Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria
não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros
três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15
dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para
cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de
quinze mistérios. E o nome “terço” popularizou-se por representar, como o nome diz, a terça
parte do total das 150 ave-marias, ou propriamente do Rosário.
Vale lembrar que, a segunda parte da Ave-Maria (”Santa Maria, Mãe de Deus”), foi introduzida na
oração por ocasião da vitória sobre a heresia nestoriana, deflagrada no ano de 429. O bispo
Nestório, Patriarca de Constantinopla, afirmava ser Maria mãe de Jesus e não Mãe de Deus. O
episódio tomou feições tão sérias que culminou no Concílio de Éfeso convocado pelo Papa
Celestino I. Sob a presidência de São Cirilo (Patricarca de Alexandria), a heresia foi condenada e
Nestório, recusando a aceitar a decisão do conselho, acabou sendo excomungado.
Conta-se que no dia do encerramento do Concílio, onde os Padres Conciliares exaltaram as virtudes
e as prerrogativas especiais da VIRGEM MARIA, o Santo Padre Celestino ajoelhou-se diante da
assembléia e saudou Nossa Senhora, dizendo: “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, rogai por nós
pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.” Na continuidade dos anos, esta saudação foi
unida àquela que o Arcanjo Gabriel fez a Maria, conforme o Evangelho de Jesus segundo São
Lucas 1,26-38: “Ave cheia de graça, o Senhor está contigo!” e também, a outra saudação que Isabel
fez a Maria, para auxiliá-la durante os últimos três meses de sua gravidez: “Bendita és tu entre as
mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre.” (Lucas1, 42) Estas três saudações deram origem a
AVE MARIA.
A difusão e posterior expansão do Rosário a Igreja atribui a São Domingos de Gusmão (século XII),
conhecido como o “Apóstolo do Rosário”, cuja devoção propagou aos católicos como arma contra o
pecado e contra a heresia albigense, que assolava Toulose (França).
O terço que consiste em 50 Ave-Marias intercaladas por 10 Pai-Nossos se mantém desde o
pontificado do Papa Pio V (1566-1572), que deu a forma definitiva ao terço que conhecemos hoje
(O Papa era religioso da Ordem de São Domingos). Quanto às meditações, ressaltamos
novamente, que até o ano de 2002, cada Rosário, que era composto de três terços (150 Ave-
Marias) passou a ser composto de quatro terços (portanto, 200 Ave-Marias no total). Foi
quando o Papa João Paulo II inseriu aos mistérios existentes (gozosos, dolorosos e gloriosos),
os mistérios “luminosos” que retratam a vida pública de Jesus.
A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada
vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue
uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário é a rosa de todas as
devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de
nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor, de luz e de glória de Jesus e
Maria. É uma oração simples e humilde como Maria.
É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar
por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais
poderosa, porque Jesus recebe o que Maria pede. Jesus nunca diz não ao que sua Mãe lhe pede. Em
cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o
maligno, para nos trazer a verdadeira paz.
31
O Rosário ou o Terço é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida,
morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas da Ave
Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistérios do Rosário.
5.2. O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O ROSÁRIO?
A devoção do rosário é preciosa e valorosa por um grande motivo:
É uma Oração Bíblica: O Pai Nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria na primeira
parte, é a saudação que lemos no Evangelho àquela que seria escolhida para ser a Mãe de Deus (Lc
1,28.42). O Rosário (ou Terço) repete as palavras do Evangelho. Quando rezamos, realizamos a
profecia de Maria no Magnificat: “Todas as gerações me chamarão de bendita” (Lc 1,48). Bendita
sois vós entre as mulheres....
Cristo está no Centro do Rosário (e do Terço): Para Cristo se dirigem e dele decorrem todos os
acontecimentos da nossa salvação. Ele nasce. Ele cresce. Anuncia o Reino. Realiza a vontade do
Pai. Sofre a Paixão. Vence a morte. Vive.
São os mistérios da vida de Jesus. São os mistérios do Terço (ou do Rosário).
O "Glória", por nos falar da doxologia trinitária, é o apogeu da contemplação. Ele é posto em
grande evidência no Rosário(ou no Terço). Na medida em que a meditação do mistério tiver sido -
de Ave Maria em Ave Maria - atenta, profunda, animada pelo amor de Cristo e por Maria, a
glorificação trinitária de cada dezena, em vez de reduzir-se a uma rápida conclusão, adquirirá o seu
justo tom contemplativo, quase elevando o espírito à altura do Paraíso e fazendo-nos reviver de
certo modo a experiência do Tabor, antecipação da contemplação futura: « Que bom é estarmos
aqui! » (Lc 9, 33)."(RVM34)
A jaculatória final varia segundo os costumes. Sem diminuir em nada o valor de tais invocações,
parece oportuno assinalar que a contemplação dos mistérios poderá manifestar melhor toda a sua
fecundidade, se tivermos o cuidado de terminar cada um dos mistérios com uma oração para obter
os frutos específicos da meditação desse mistério. (...)
Uma tal oração conclusiva poderá gozar, como acontece já, de uma legítima variedade na sua
inspiração. Assim, o Rosário adquirirá uma fisionomia mais adaptada às diferentes tradições
espirituais e às várias comunidades cristãs. “(RVM35)”.
A recitação termina com a oração pelas intenções do Papa, para estender o olhar de quem reza ao
amplo horizonte das necessidades eclesiais. Foi precisamente para encorajar esta perspectiva
eclesial do Rosário que a Igreja quis enriquecê-lo com indulgências sagradas para quem o recitar
com as devidas disposições.
O centro do Rosário(ou do Terço) é Cristo crucificado. O Rosário é uma oração amorosa e
profunda, devoção querida da piedade popular, que nos mostra ser uma oração Bíblica, pois é
cristológica, uma espécie de compêndio do Evangelho, que concentra a profundidade de toda
a mensagem de Cristo. No Rosário ecoa a oração de Maria. Com ele, o povo cristão freqüenta
32
a escola de Maria para introduzir-se na contemplação do rosto de Cristo e na experiência do
seu amor infinito.
5.3. COMO PREPARAR-SE E COMO REZAR O ROSÁRIO?
Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter
a firme resolução de renunciar o pecado mortal.
O Santo Rosário nos permite percorrer os grandes momentos da obra salvífica de Cristo,
acompanhados por nossa Mãe Maria, de quem tomamos o exemplo de “guardar todas estas coisas
no coração”.
Além de ter como centro os Mistérios de Cristo, em conexão com a Trindade Santa e a vida de
Nossa Senhora, o Rosário torna presentes as circunstâncias de nossa existência: alegrias,
esperanças, angústias, inspirações, bem como dores e decepções.
O Rosário é “composto de quatro blocos de Mistérios, conforme o acréscimo, feito pelo Papa João
Paulo II, com a edição da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae”.
Como rezar?
Oferecimento do terço:
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa
redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes
que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa
devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado
Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores,
pelas almas do purgatório, pelas intenções do Santo Padre nosso vigário, pela santificação das
famílias, pelas missões, pêlos doentes, pelos agonizantes, pôr aqueles que pediram nossas intenções
particulares, pelo Brasil e pelo mundo inteiro.
1 - Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
2 - Em seguida, ainda segurando a cruz, rezar o Credo.
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho,
nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu
sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao
terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a
julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos
Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
3 - Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a
vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as
nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em
tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
4 - Em cada uma das três contas pequenas, recitar uma Ave Maria.(em honra à Santíssima Trindade
– Pai, Filho e Espírito Santo)
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o
fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora
da nossa morte. Amém.
33
5 - Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
6 - Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta
grande.
7 - Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto
se faz uma reflexão sobre o mistério.
8 - Recitar um Glória depois das dez Ave Maria. Também se pode rezar a oração ensinada por
Nossa Senhora, quando de sua aparição em Fátima. (Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo
do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem, da
Vossa misericórdia Senhor Jesus. Abençoai o Santo Padre o Papa, os seus sacerdotes e toda a Santa
Igreja. Abençoai as nossas famílias, aumentai a nossa fé e dai-nos a Vossa Paz)
9 - Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente
mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Maria e um Glória enquanto se medita o mistério.
10 - Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve
Rainha.
Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de
vossas mãos liberais. Dignai- vos agora e para sempre nos tomar debaixo do vosso poderoso
amparo e, para mais vos obrigar, nós vos saudamos com uma Salve-Rainha.
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os
degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois,
advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrainos
Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
Mistérios gozosos (segunda-feira e sábado)
1º - O anjo Gabriel anuncia que Maria será a Mãe do Filho de Deus.(Lc 1,26-38)
2º - Maria visita sua prima Isabel. (Lc 1,39-56)
3º - Nascimento de Jesus em uma gruta, em Belém (Lc 2,1-21)
4º - Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5º - Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)
Mistérios dolorosos (terça-feira e sexta-feira)
1º - Agonia mortal de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-46)
2º - Flagelação de Jesus atado à coluna (Mt 27,11-26)
3º - Coroação de espinhos de Jesus pôr seus algozes (Mt 27,27-31)
4º - Subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz até o Calvário (Jo 19,17-24)
5º - Crucificação e Morte de Jesus (Jo 19,25-37)
Mistérios gloriosos (quarta-feira e domingo)
1º - Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20,1-18)
2º - Ascensão gloriosa de Jesus Cristo ao céu (At 1,4-11)
3º - Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2, 1-13)
4º - Assunção gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5º - Coroação de Nossa Senhora no céu (Ap 12,1-4)
Mistérios luminosos (quinta-feira)
1º - O Batismo de Jesus no rio Jordão (Mt 3,13-17)
2º - A sua auto-revelação nas bodas de Caná (Jo 12,1-12)
3º - Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão
(Mc 1,15 * Mc 2,3-13 * Lc 7,47-48 * Jo 20, 22-23)
4º - A Transfiguração de Jesus no monte Tabor (Lc 9,28-36)
5º - A instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal (Jo 13,1-20)
34
5.4. OS BENEFÍCIOS E AS BENÇÃOS DO ROSÁRIO
Conforme as palavras do Santo Padre João Paulo II: O Rosário é a oração para este mundo. Para
salvação das pessoas, para a Transformação das famílias. Para a mudança da nossa sociedade e para
que o mundo seja salvo.
É a oração dos simples, é a oração dos sábios, é a oração dos pobres. É a oração de todos!
É uma Maravilhosa Terapia: Se você vive cansado, se você está com insônia, se procura auxílio nos
calmantes, tente rezar o Rosário(ou o Terço). Ele não é tóxico e produz um efeito maravilhoso. O
Rosário descontrai, gera confiança, acalma as tensões, dá ânimo e motivação para o trabalho, além
da alegria, paciência e tolerância. Nos livra dos pensamentos negativos. É fonte de bênçãos e de
graças. Tente rezá-lo e você mesmo descobrirá.
É uma Oração Simples e Profunda: Até as crianças podem rezar o Rosário e colher seus frutos. É
uma oração simples. Parece que surgiu no meio do povo mais humilde. Mas mesmo os grandes
místicos perceberam nesta oração uma fonte inesgotável de benefícios espirituais. O Rosário é uma
oração profunda.
É uma Escola de Oração: Precisamos aprender a rezar. Muitas pessoas não sabem como se achegar
a Deus. O Terço será uma verdadeira e grande Escola. Ele fortifica a nossa fé, apresenta-nos Maria
como Mediadora, dá-nos lições de penitência, faz retornar os dissidentes.
É uma Oração Atual: Cada dia se fala de meditação. Nosso mundo agitado está começando a dar
sinais de cansaço. Cresce o interesse pelos métodos orientais de oração. O Rosário é de inspiração
oriental....E é cristão. Por que não ensiná-lo às novas gerações?
É uma Oração Libertadora: O Rosário liberta porque nos põe em íntimo diálogo com o Libertador
(Jesus). Maria canta: “Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes” (Lc 1,52.53). Entre
um mistério e outro repetimos: “Jesus, socorrei principalmente os que mais precisarem”. É a opção
preferencial pelos pobres presente no terço. A oração do Terço(ou Rosário) nos livra dos
pensamentos negativos. Nos dá equilíbrio em todas as situações do nosso dia a dia.
É uma Oração Popular: Na cidade ou no campo – religiosos, leigos, bispos, padres, até o Papa,
todos têm uma simpatia especial pelo Rosário(ou o Terço).
Não é a oração oficial da Igreja. Mas sempre foi rezado por toda a Igreja, principalmente pelo povo
simples que encontra nele uma maneira prática de estar com Deus.
É uma oração que traz a paz e a união para as famílias: O Rosário sempre foi oração querida das
famílias e muito favoreceu sua união e seu crescimento. Sua oração torna-se motivo e oportunidade
de a família encontrar-se, no corre-corre da vida e com o pouco tempo que dispõe de estar junto
tomado pelas imagens da televisão. "Retomar a recitação do Rosário em família significa inserir na
vida diária imagens bem diferentes - as do mistério que salva: a imagem do Redentor, a imagem de
sua Mãe Santíssima. A família, que reza unida o Rosário, reproduz em certa medida o clima da casa
de Nazaré: põe-se Jesus no centro, partilha-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se em suas
mãos necessidades e projetos, e d'Ele se recebe a esperança e a força para o caminho" (RMV, 41).
Rezando o Rosário pelos filhos e com eles, os pais estarão apresentando as etapas de crescimento de
Jesus, desde a encarnação até a ressurreição como seu ideal de vida. Ao mesmo tempo, estarão
realizando a catequese da oração.
É uma Oração Cinematográfica: Enquanto repetimos as palavras, a imaginação vai criando em
nossa mente o filme da vida de Cristo. Este modo de rezar é conhecido por “contemplação”.
A devoção do rosário é preciosa e nos traz muitos benefícios e bênçãos:
Bênçãos da Oração do Rosário:
35
* Proteção especial na vida
* Morte feliz
* Salvação eterna de sua alma
* Não morrerá sem os sacramentos
* Não morrerá flagelado pela pobreza
* Tudo obterá por meio do Rosário
* A devoção do Rosário será sinal certo de salvação
* Os que rezarem o Rosário serão libertos do purgatório no dia de sua morte
* Terão grande glória no Céu
* Aos que propagarem o Rosário, Maria promete ajudar em todas as necessidades.
* Os pecadores serão perdoados.
* As almas áridas serão restauradas.
* Aqueles que estão acorrentados terão suas correntes rompidas.
* Aqueles que choram encontrarão felicidade.
* Aqueles que são tentados encontrarão paz.
* O pobre encontrará ajuda.
* Os religiosos serão corretos.
* Aqueles que são ignorantes serão instruídos.
* O ardente aprenderá a superar o orgulho.
* Os defuntos (as almas santas do purgatório) terão alívio em suas penas do sufrágio.
Benefícios da Oração do Rosário
* Gradualmente nos dá uma perfeita consciência de Jesus.
* Purifica nossas almas, lava o pecado.
* Dá-nos vitória sobre todos nossos inimigos.
* Torna-nos fácil a prática das virtudes.
* Faz arder em nós o amor do Senhor.
* Enriquece-nos de graças e méritos.
* Provém-nos o que é necessário para pagar todos os nossos débitos a Deus e aos irmãos; e,
Finalmente, obtém de Deus, todos os tipos de graças para nós.
Promessas de Maria Santíssima aos devotos do Rosário
* A todos aqueles que recitarem o meu Rosário promete a minha especialíssima proteção.
* Quem perseverar na reza do meu Rosário, receberá graças potentíssimas.
* O Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios, dissipará o pecado e
derrubará as heresias.
* O Rosário fará reflorir as virtudes, as boas obras e obterá às almas as mais abundantes a
Misericórdias de Deus.
* Quem confiar-se a Mim, com o Rosário, não será nunca oprimido pelas adversidades.
* Quem quer que recite devotadamente o Santo Rosário, com a meditação dos Mistérios, se
Converterá se pecador, crescerá em graça se justo e será feito digno da vida eterna.
* Os devotos do Meu Rosário na hora da morte, não morrerão sem sacramentos.
* Aqueles que rezam o Meu Rosário encontrarão, durante sua vida e na hora de sua morte, a luz de
Deus e a plenitude das suas graças e participarão aos méritos dos abençoados no Paraíso.
* Eu libertarei, todos os dias, do Purgatório, as almas devotas do Meu Rosário.
* Os verdadeiros filhos do Meu Rosário, gozarão de uma grande alegria no Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário