quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Exemplos para Vitoria
1ª) Andar em conformidade com a Palavra de Deus
2ª) Não ficar dando a opinião propria a Deus
3ª) Orar sem cessar, até que o resultado se manifeste de forma visivel aos olhos fsicos
4ª) Usar a autoridade e o poder espiritual da qual estamos revestidos
5ª) Não ficar dando ouvido as potestades do maligno
6ª) Não querer enfrebntar com as forças humanas as forças ocultas
7ª) Jejuar e ler meditando a Palvra de Deus
8ª) Ter vida sacramental e ser assiduo as celebrações
9ª) Exercer o perdão quantas vezes for necessario
10ª) deixar ser modelado na olaria de Deus, enchendo o coração com as promessas de Deus
O amor de Deus na criação
Amados depois do Pai deus criar todas as coisas segundo a especie de cada uma, ele se dicidiu numa reunião pleno com o Filho e o Espirito Santo, a criar dando vida a alguém que pudesse de fato experimenta-lo aquilo que ele havia criado.
Em sua sabedoria ele criou o mhomem a sua imagem e semelhança e logo a seguir ele cria uma companheira igual ao homem, que viria depois deixar pai e mãe e se unir ao seu esposo.
Colocando eles num jardim de delicias para que cultivasse e procriasse segundo a vontade do proprio criador, depois de quebrar uma ordem divina, eles foram colocados para fora do paraiso numa terra logo ao lado, e vivendo assim numa excomunhão com seu criador.
Em Jesus que refez aquilo que haviamos desfeito, e pelo sim de Maria, estamos novamente de volta ao paraiso, não por que merecemos e sim por que necessitamos, assim um dia tudo será entregue as mãos de Jesus, que tudo sera tudo nele.
sábado, 25 de setembro de 2010
As promessas de Deus
Em Ezequiel (36:24-28) é revelado varias promessas de Deus para mim e para você, saiba quais são e tome posse delas:
1ª) Eu vos tirais do meio das nações (Libertação )
2ª) Reunirei vos de todos os lugares (Congregar)
3ª) E conduzirei ao vosso solo ( Proteção)
4º) Derramarei sobre vós aguas puras ( Purificação)
5ª) Que vos purificarei as vossaa imundicies e de vossas abominação ( Santificação)
6ª) Darei vos um coração novo (Restauração )
7ª) Em vos porei um espirito novo (Renovação)
8ª) Tirar vos ei do peito o coração de pedra (Cuidado)
9ª) Dar vos ei um coração de carne (Assistência)
10ª) Dentro de vos meterei o meu espirito ( Comunhão)
11º) Habitarei a terra que fiz presente a vossos pais (Fidelidade)
12ª) Sereis meu povo, e serei vosso Deus ( Predileção)
Tome posse destas promessas de Deus para a sua vida e prospere segundo o padrão do Pai Celeste
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
A oração da humildade mexe estruturas
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Orar como convém
Texto Base: Mt 6:6-8.
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Precisamos da revelação do Espírito Santo para compreender o mistério da oração. A oração é um ato maravilhoso do reino espiritual, por isso necessitamos da graça de Deus para termos entendimento correto a respeito deste assunto. Não resta dúvidas, carecemos do toque divino para sermos ensinados a orar como convém. Em certo momento, os discípulos de Jesus pediram a Ele que os ensinassem a orar: De uma feita estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu; Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. Lucas 11:1. Esta é a nossa oração também!
Inicialmente, levantamos as seguintes perguntas: É preciso orar? Qual é a finalidade da oração? Não é Deus o Todo poderoso? Não é o Senhor do universo Onipotente, Onisciente e Onipresente? Ou seja, se Ele tem todo o poder, sabe todas as coisas simultaneamente, e está em todo o lugar ao mesmo tempo, por que precisamos orar a Ele? Por que Deus não opera diretamente? Por que Ele solicita a seu povo que ore? O profeta maior fala a respeito da grandeza do criador: Que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade. Isaías 46:10. Deus é verdadeiramente soberano, e Ele não fará nada que seja contrário à sua vontade. E novamente perguntamos: Por que orar?
Afirmamos: Deus tem prazer em ouvir e atender as orações de seus escolhidos, no entanto, as nossas petições devem estar de acordo com a sua perfeita vontade. O reformador Lutero disse: Orar não é vencer a resistência de Deus, é experimentar a sua boa vontade. As Escrituras afirmam: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. A vida do regenerado deve ser norteada pela suprema vontade do Senhor. Deus quer que a sua vontade seja sempre a nossa. Ele espera que ansiemos por sua direção. O Altíssimo quer realizar o seu propósito eterno para este mundo por intermédio das orações dos seus santos. As orações são canais pelos quais Deus opera as suas obras na terra.
O que mais nos impressiona é que Aquele que não precisa de coisa alguma, permiti-se ser dirigido pela terra. O registro do livro de Mateus 18:18-20 é esclarecedor: Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Segundo as palavras do Senhor Jesus, a terra governa o céu. Deus movimenta o seu poder sobre a terra na medida em que a igreja ora. As orações dos santos são fundamentais e insubstituíveis no que concerne à manifestação do poder de Deus neste mundo caído.
Isto mostra o grande compromisso que os regenerados têm diante do Senhor. Orar não é uma opção, é uma ordem. Além de ser um maravilhoso privilégio, é uma tremenda responsabilidade que foi atribuída aos salvos. Em realidade, a oração é a união das súplicas dos santos com a vontade de Deus. Podemos dizer que: A oração que o novo nascido profere na terra, nada mais é do que o expressar da vontade de Deus no céu. Deus jamais fará algo que esteja em desacordo com a sua vontade, entretanto, Ele espera que os seus filhos orem a Ele, para que possa agir. Lemos em 1 João 5:14-15: E esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhes temos feito. Pedir segundo a vontade de Deus, eis o caminho!
Seria um tremendo insulto contra Deus dizer que Ele não é Onipotente, contudo, é um sinal de grande rebeldia não se submeter ao seu modo de agir. Dizer que Deus precisa de alguma coisa é esquisito, mas não aceitar a sua maneira de operar é arrogância. Ele decidiu agir por meio das orações de seu povo. O Todo poderoso estabelecerá o seu reino neste mundo em cooperação com a igreja. Pense nisto: E então se dirigiu a seus discípulos: A seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mateus 9:37-38. Se Deus conhece todas as coisas, por que já não providenciou os trabalhadores para a sua seara? A resposta é simples. Ele quer que a igreja ore, para que Ele, graciosamente, mande os trabalhadores.
Este princípio de oração só pode ser compreendido por aqueles que estão completamente desprendidos de si mesmos. Somente aqueles que morreram para os seus direitos podem entender o método de Deus operar. Quando ganhamos a revelação de que somos embaixadores neste mundo, toda a nossa vida gira em torno dos interesses do reino celestial, ao qual pertencemos pela graça de Deus. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Corintios 5:15. Não vivemos neste mundo para fundarmos o nosso próprio reino mas estamos nele para sermos cooperadores com Deus, para que o reino celestial seja proclamado. Em verdade, os salvos intercedem junto ao trono divino, para que Deus realize a sua santa vontade neste universo. Realmente, a graça de Deus nos surpreende!
Aqueles que relutam em aceitar o modo de Deus agir, só evidenciam que desejam fazer da oração simplesmente um instrumento para ter os seus desejos egoístas atendidos. Em que medida esquecemos de nós mesmos completamente e procuramos somente à vontade do Senhor? A oração exige a operação da cruz em nossa vida. Não vivemos para nós mesmos, mas para o Senhor. Orar significa expressar todo o nosso desejo pela vontade de Deus. Jesus nos ensina: Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade; e, sim, a vontade daquele que me enviou. João 6:38. O Senhor tem como propósito que estejamos cheios de sua vontade.
Watchman Nee disse: A oração é a estrada da obra de Deus. Deveras, a oração está para a vontade de Deus assim como os trilhos estão para o trem de ferro. A locomotiva tem poder: é capaz de correr milhares de quilômetros por dia. Mas se não existirem trilhos, não poderá avançar um centímetro sequer. Tal é a relação entre a oração e o trabalho de Deus. Ainda que Deus não precise absolutamente de nada, Ele, soberanamente, utiliza as orações de seus escolhidos para alcançar os seus intentos. É verdade que às vezes Deus age de modo estranho. A experiência de Moisés ilustra o fato: Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao por do sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Êxodo 17:10-13.
Quanto poder saía das mãos de Moisés? Nenhum. Será que as mãos estendidas deste escolhido eram tão poderosas a ponto de dar a vitória para Israel? Isto não faz sentido, pois cremos que Deus é absolutamente soberano e não precisa do homem. No entanto, Deus escolheu agir em cooperação com o homem. Assim é com a oração. Deus não precisa que oremos para que Ele nos conceda o que pedimos, pois de antemão conhece todas as coisas de que precisamos. Nós oramos para termos comunhão com o Pai celeste. Mas também oramos por obediência à sua palavra. Não oramos para convencermos Deus de nossas necessidades. Oramos para termos intimidade com o nosso Pai amoroso e que tem prazer em nos atender. A oração também é um exercício. Charles Spurgeon disse: A oração diária é a melhor ginástica para a alma.
A oração não é um peso na vida do regenerado, mas implica em disciplina. As palavras de Andrew Murray acentuam: Aquela pessoa que não tem um horário certo para orar, de fato nunca ora. Louvado seja Deus, pois somos dirigidos pela graça. Vale frisar que a graça sempre é acompanhada por um espírito obediente, responsável e compromissado com a palavra de Deus. Lembramos que a nossa obediência não tem fundamento legalista, mas ela é relacional. Acrescenta-se o fato de que o Senhor tem alegria no seu coração, em atender as orações de seus filhos. Assim como amamos profundamente nossos filhos e queremos sempre o melhor para eles, muito mais o nosso Pai celestial nos ama, e quer satisfazer todas as nossas necessidades por sua graça. Orar é ter a nossa vontade unida à de Deus.
As nossas intercessões são fundamentais para um evangelismo eficaz. Peça a Deus nomes de pessoas para que você interceda. Com certeza, Ele irá colocar em seu coração vários nomes diferentes. Comece interceder incessantemente por eles. Deus irá preparar estes corações, como se prepara uma terra para receber a boa semente, que é a palavra de Deus. É absolutamente importante conversar com Deus em favor da pessoa a quem se irá falar mais tarde. Creia nisto: o Senhor quer que todos os seus filhos sejam frutíferos. A nossa súplica é: Senhor, não permitas que sejamos negligentes na oração, mas ensiná-nos a orar como convém, em nome de Jesus, amém!
Pr. Tomaz Germanovix
O poder da Oração
"Alguma vez você já sentiu urgência em orar por alguém e simplesmente você o colocou em uma lista e falou: orarei por ele depois"? Ou alguém alguma vez lhe chamou e lhe disse: 'preciso que ores por mim!'?
Leia a estória à seguir. Você pode mudar sua forma de Pensar sobre a oração e também a forma de fazê-la.
Um missionário contou esta história com muita emoção, quando de passagem por sua igreja, no estado de Michigan, EUA
"Enquanto eu servia em um pequeno hospital, na África, a cada duas semanas eu ia, de bicicleta, por dentre a selva, até uma cidade próxima, para comprar provisões. Esta era uma jornada de dois dias e era necessário acampar à noite, na metade do caminho. Em uma dessas jornadas, cheguei a cidade, onde planejava sacar meu dinheiro no banco, comprar medicamentos e provisões, e depois iniciar meus dois dias de jornada de regresso ao hospital. Quando cheguei à cidade, observei dois homens brigando e um deles havia sido seriamente ferido. Tratei dos seus ferimentos e ao mesmo tempo lhe falei do Senhor Jesus Cristo. Viajei por dois dias, acampando à noite, e cheguei em casa sem nenhum incidente. Duas semanas depois, repeti minha jornada. Quando cheguei a cidade, fui abordado por aquele jovem homem, cujas feridas eu havia tratado. Ele me disse que sabia que eu levava dinheiro e provisões. Prosseguiu dizendo-me:'Alguns amigos e eu te seguimos até a selva, sabendo que tu ias acampar à noite. Nós planejamos matar-te e tomar teu dinheiro e medicamentos. Todavia, justamente quando íamos atacar teu acampamento, vimos que estavas protegido por 26 guardas armados'. Então comecei a rir e lhe disse que com certeza eu estava sozinho no acampamento, no meio da selva. O jovem homem apontou em minha direção e me falou:'Não, senhor, não estavas só, pois vi os guardas. Meus cinco amigos também os viram e nós os contamos. Por conta desses guardas, nos assustamos e te deixamos tranqüilo'. Quando da sua volta o missionário contou isso no sermão, um dos homens da igreja se pôs em pé, interrompeu a mensagem e lhe perguntou se ele poderia dizer exatamente em que dia isso se sucedeu. O missionário contou à congregação o dia e então o homem que lhe interrompeu contou esta história: 'Na noite do teu incidente na África aqui era manhã e eu estava me preparando para ir jogar golfe. Estava a ponto de sair de casa quando senti a urgência de orar por ti. De fato, a urgência do Senhor era tão forte que chamei vários homens da igreja para encontrar-mo-nos aqui, no santuário, para orar por ti. Poderiam os homens que se reuniram comigo aqui naquele dia, porem-se de pé?' Então todos os homens que se reuniram naquele dia se puseram de pé. O missionário ficou surpreso quando aquele homem começou a contá-los. Eram 26.
Amém, Glórias e Aleluias ao nosso Deus!!!
Esta história é um exemplo incrível de como o Espírito do Senhor se move de maneira misteriosa em nossas vidas,...
Que 'com Deus, todas as coisas são possíveis' e, o mais importante, mostra como Deus escuta e responde as nossas orações. Depois de lê-la, dê graças a Deus pelo poder da fé. Dê “graças a Deus pelo poder da oração e pelos milagres que Ele tem feito em nossas vidas diariamente.”
Deus te abençoe! ____________________________
Deus te abençoe! ___________________________
O dom da Profecia
Por Robert Canton
Em I Coríntios 12, 4-11, São Paulo escreve “Há diversidade de dons, mas um Só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz”.
Propósito dos Dons EspirituaisEstes dons, descritos por muitos como “Carismas ou Dons Carismáticos”, são dados pelo Espírito Santo para as pessoas para colocá-los a serviço, ou para edificar e construir, encorajar e confortar o corpo de Cristo (ver I Cor 14, 3-5). A palavra “dom” em Grego é “charismata”, significando “favor dado livremente para quem o Senhor escolher”. Não é algo que aquele que recebe mereceu. No Catecismo da Igreja Católica, Seção 799, a Igreja afirma: “Sejam extraordinários, sejam simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados que são à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo”. Os dons do Espírito manifestam a presença e poder de Deus em nosso meio. Jesus disse em Atos 1, 8: “ Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo”. A palavra Grega para este tipo de poder é “dunamis”, que significa “dinamite”. O poder de Deus é certamente mais potente que todos os poderes deste mundo combinados, porque o poder de Deus é sobrenatural e inigualável em sua natureza. Quando o Senhor libera o Seu poder, é sempre para realizar Seu propósito e para estabelecer Seu Reino. Acredito que o Espírito Santo está procurando pessoas com quem Ele possa contar para levar adiante o Reino de Deus e alcançar seu objetivo, para Sua honra e glória.
Os Documentos do Concílio Vaticano II sob o Decreto do Apostolado dos Leigos, declara: “A partir do recebimento destes carismas, mesmo dos mais comuns, surge em cada fiel o direito e o dever de exercê-los na Igreja e no mundo para o bem e o desenvolvimento da Igreja, de exercê-los na liberdade do Espírito Santo que “sopra onde quer”. Em sua homilia da Missa de Encerramento do Dia Mundial da Juventude, em Sidnei, Austrália, em julho de 2008, o Papa Bento XVI declarou: “Mas, o que é este «poder» do Espírito Santo? É o poder da vida de Deus. É o poder do mesmo Espírito que pairou sobre as águas na alvorada da criação e que, na plenitude dos tempos, levantou Jesus da morte. É o poder que nos conduz, a nós e ao nosso mundo, para a vinda do Reino de Deus”.
Dom Profético Considerando que o espaço neste Boletim é limitado, vou focalizar mais especificamente no dom da profecia. São Paulo diz: “Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas sobretudo ao de profecia” (I Cor. 14, 1). Em Atos 2, 17-18, lemos sobre Pedro na companhia dos Onze reiterando o que o profeta Joel havia profetizado: “Acontecerá nos últimos dias – é Deus quem fala – derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo; profetizarão os vossos filhos e filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. Sobre os meus servos e minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão”. Profetizar significa falar ou cantar uma mensagem de Deus sob a unção ou direção do Espírito Santo. Colocado de forma simples, profetizar é ser o porta-voz de Deus. Entretanto, nem todos os que profetizam são profetas, mas todos os profetas devem profetizar. Alguns dos que são chamados pelo Senhor para o dom da profecia estão continuamente usando o dom da profecia e outros dons de revelação tais como a palavra de sabedoria, a palavra de conhecimento e o discernimento dos espíritos em suas vidas e ministérios. A profecia pode proclamar as coisas de Deus ou predizer as verdades de Deus. Uma profecia que proclama as coisas de Deus não se relaciona, necessariamente, às coisas do futuro. Um exemplo disto é quando Jesus, da Cruz, disse ao “bom ladrão”: “Em verdade, te digo: hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43). Por outro lado, “predizer” se relaciona às coisas ou circunstâncias que acontecerão no futuro. Uma ilustração disto é encontrada em Atos 11, 28: “Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e deu a entender pelo Espírito que haveria uma grande fome pela terra. Esta, com efeito, veio no reinado de Cláudio”. Eu recebi, certa vez, este tipo de profecia predizendo sobre o futuro. Depois que minha esposa Chita e eu experimentamos o batismo no Espírito Santo, em 11 de novembro de 1984, começamos a rezar juntos. Em 8 de dezembro de 1984, enquanto estávamos rezando, minha esposa veio a mim e começou a profetizar: “Meu filho, não tenha medo. Meu nome é Jesus e estou falando contigo através de tua esposa. Vou usá-lo para curar milhões em meu Nome. Acredite, meu filho, que isto acontecerá e seja sempre humilde. Tu pregarás o Evangelho em Meu Nome. Muitos virão e pedirão por cura. Cure-os em meu Nome porque cura é boa nova. Tu viajarás para muito longe. Podes achar isto difícil de acreditar, mas lembra-te, para mim nada é impossível”. Logo em seguida, eu perguntei à minha esposa o que a levou a falar estas palavras para mim. Ela disse: “Eu apenas repeti o que eu ouvi o Senhor dizendo em meu ouvido interior”. Até esta data, já estive em 39 países, pregando e proclamando o Evangelho e curando os enfermos em Nome de Jesus, apesar de minhas muitas limitações. O Senhor abriu as portas para eu começar a viajar e servir internacionalmente no ano de 1991, exatamente sete anos depois de receber a profecia sobre o trabalho que o Senhor queria que eu fizesse para Ele e para o Seu Reino.
Uma profecia pode vir também através de alguém que fala “em línguas”. Em I Coríntios 14, 5, São Paulo diz: “Ora, desejo que todos faleis em línguas, porém muito mais desejo que profetizeis. Maior é quem profetiza do que quem fala em línguas. A não ser que este as interprete, para que a assembleia receba edificação”. Quando alguém fala em línguas em um Grupo de Oração, por exemplo, o dom da interpretação em línguas deve também operar para tornar a mensagem em línguas compreensível aos que a ouvem.
A pessoa que está falando em línguas pode dar a interpretação sob a inspiração do Espírito Santo, ou outra pessoa na congregação pode receber a moção de fazê-lo.
Deve ser observado que a interpretação não é necessariamente uma tradução da profecia proclamada em línguas.
Como ouvir a Voz de DeusO Senhor quer nos falar e Ele está sempre falando conosco! No Livro de Gênesis, lemos estas palavras muitas vezes: “Então Deus disse...”. Em João 10, 27, Jesus diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me conhecem”. Jesus também diz: “Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, ouvir o que ouvis e não ouviram”. (Mt 13, 17).
Nosso Deus deseja relacionar-se conosco. Jesus morreu na Cruz por nós não apenas para libertar-nos da escravidão do pecado e da morte, mas também para que tenhamos um relacionamento pessoal com Ele. O Senhor se alegra mais em falar conosco do que nós em ouvi-Lo. Na maior parte do tempo, o Senhor se comunica conosco através de uma voz interior que ouvimos dentro do nosso espírito. Uma pessoa pode percebê-Lo como uma impressão repentina, ou um “sentido” de algo que Deus está dizendo, ou através de um pensamento que passa por nossa mente. Se nos abrirmos, se abrirmos nossos corações, nossos sentidos e nossas mentes ao Senhor, e formos obedientes a Ele, nós certamente ouviremos Sua voz. O Senhor pode dar-nos uma impressão, ou uma visão, ou um pensamento. Ele também pode comunicar-se conosco através de sonhos, de passagens da Bíblia, de circunstâncias ou através de outras pessoas, e até através de Sua voz audível, o que é bastante raro. Ele é soberano e não tem limites. Algumas semanas atrás, tive a oportunidade de conduzir uma Missão de Paróquia em Sarasota, Florida. Enquanto eu estava pregando sobre “Arrependimento e Perdão”, o Senhor “falou” em meu coração de que havia uma pessoa na assembleia que tentou cometer suicídio e que o Senhor estava libertando de pensamentos de culpa e auto-condenação. Enquanto eu recebia essas palavras, havia uma convicção profunda em meu coração de que elas vieram do Senhor. Eu anunciei o que o Senhor havia dito e um homem chamado John veio até o altar com lágrimas em seus olhos para testemunhar tudo o que eu havia proclamado. Eu “senti” que John havia tentado suicídio não apenas uma vez, mas duas, e quando perguntei a ele sobre isso, ele confirmou. Naquele dia, ele recebeu uma cura emocional e espiritual e a certeza de que o Senhor, em Sua misericórdia e amor, não o havia condenado, mas o havia perdoado. Recentemente John disse-me que sua vida melhorou rapidamente desde aquele dia porque ele havia se aproximado mais do Senhor.
Discernimento dos EspíritosHá quatro fontes de vozes que ouvimos no reino espiritual: a do Espírito Santo, a do espírito humano, a dos espíritos malignos e a dos Santos Anjos. Em I João 4, 1, a palavra de Deus diz: “Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo”. Em I Tessalonicenses 5, 19-21, São Paulo diz: “Não extingais o Espírito . Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom”. Tanto o “doador” da profecia como aquele ou aquela que a recebe, ou aquele ou aquela que a ouvem, devem discernir as palavras. Um discernimento bastante cuidadoso e completo deve ser feito especialmente nos casos de profecias que orientam a fim de certificar-se de que elas realmente vêm de Deus e não de falsos profetas. Para discernir corretamente, precisamos da sabedoria e da assistência do Espírito Santo que “ensinar-nos-á toda a verdade”. Veja abaixo algumas diretrizes práticas para discernir uma profecia:
1. Deve edificar e confortar. Se uma profecia é negativa e condenatória, isto é um sinal claro de que a mesma não vem de Deus;2. Deve produzir bons frutos. “Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos, os conhecereis”. (Mt 7, 19-20);3. Deve estar fundamentada nas Escrituras. Jesus diz: “As palavras que vos tenho dito são espírito e vida”. (Jo 6, 63);4. Deve estar de acordo com os ensinamentos do magistério da Igreja Católica. O magistério é a autoridade orientadora da Igreja;5. Deve produzir paz. São Paulo diz: “porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz (I Cor 14, 33);6. Deve ser para a glória e honra de Deus; São Paulo declara: “Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (I Cor 10, 31);7. Deve fortalecer a fé tanto daquele que proclama a profecia como daquele ou daqueles que a ouvem. “Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo” (Rm 10, 17).
ConclusãoO dom da profecia, se adequadamente usado, tem o poder de mudar a vida das pessoas. Acredito que o Senhor nos escolheu e chamou, apesar de nós mesmos, para sermos Seus instrumentos. O mundo está esperando pelo poder do Espírito Santo que pode mudar vidas e dar vida. Você está disposto a dizer “Sim” ao Senhor e ser seu vaso para mudar o mundo ao nosso redor?
A palavra “dom” em Grego é “charismata”, significando “favor dado livremente para quem o Senhor escolher”. Não é algo que aquele que recebe mereceu”.
“Tanto o “doador” da profecia como aquele ou aquela que a recebe, ou aquele ou aquela que a ouvem, devem discernir as palavras. Um discernimento bastante cuidadoso e completo deve ser feito especialmente nos casos de profecias que orientam a fim de certificar-se de que elas realmente vêm de Deus e não de falsos profetas”.
Fios perigosos
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).
Uma jovem, ao ver um fio de eletricidade pendurado em um poste, pensou consigo mesma: " Será que tem algum perigo?
Vou tocar de leve para verificar." Tão logo encostou a mão levou um grande choque ficando presa à corrente elétrica. Começou a gritar desesperadamente pedindo que alguém a ajudasse. Sua mãe correu para salvá-la mas ao tentar puxá-la foi lançada no chão. Um homem que também ouvira os gritos conseguiu cortar o fio livrando-a quando já estava quase morta.
Muitas pessoas arriscam-se em tocar nos fios perigosos do diabo e acabam presas sem forças para se soltar. Seria bem melhor que tomassem o máximo cuidado para não mexer nos fios do pecado que podem levar à morte eterna.
O grande perigo e maior adversário para a nossa vida espiritual é exatamente aquele pequeno detalhe que aparentemente não nos causará dano algum. Fugimos dos
grandes pecados e acabamos presos às armadilhas colocadas diante de nós pelo diabo e que não têm "formato" de pecado.
Uma pequena mentirinha aqui, uma leve subtração de algo que não nos pertence ali, um mexerico que pode tirar a paz ou a bênção de um irmão, tudo isso pode parecer insignificante diante dos grandes pecados, mas pode nos arrastar para longe de Deus de tal modo que não tenhamos mais forças para voltar. Uma rocha não nos fará tropeçar, mas uma pequena pedra sim.
Se queremos caminhar debaixo da graça e proteção de Deus, se o nosso projeto é ter uma vida abençoada pelo Senhor, então devemos desviar tanto os olhos, como as mãos e principalmente o coração das coisas que não agradam a Ele. Assim, viveremos em paz espiritual e experimentaremos grande regozijo em todos os nossos dias.
Não tenha curiosidade pelo pecado -- afaste-se dele para viver feliz.
Paulo Barbosa
A fé que alcança milagres
Texto Base: (Marcos 11:22-24)
"E Jesus respondendo disse-lhes: tende fé em Deus; por que em verdade vos digo que, qualquer que disser a este monte ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo, que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco".
Jesus chega para os seus discípulos e diz: "- Tenha a fé em Deus!".
Hoje em dia as pessoas têm procurado atalhos, formas para alcançarem as bênçãos de um modo mais fácil. Mas eu quero dizer pra você que os princípios de Deus pra sua vida nunca vão mudar! Precisamos ter em nossas vidas uma fé sólida, firme. Aquilo com o que nós enchemos os nossos ouvidos, os nossos pensamentos é que vão determinar se vamos alcançar o milagre ou não, muitas pessoas ouvem muitas vozes, mas o Cristão verdadeiro tem que ouvir uma só voz, a voz de Deus. A voz de Deus é uma voz que não conhece derrota! A fé que alcança o milagre só escuta a voz da vitória, a voz de Deus.
Mas no original quer dizer: "- Tenha a fé de Deus!". Jesus não ia falar para os discípulos algo que eles não tinham condição de receber. Deus nunca vai falar pra você algo que você não tenha condição de realizar. Existe sobre nós a capacitação de Deus, para que possamos operar hoje como o próprio Deus opera, de vitória em vitória. A fé que opera milagres é a fé de Deus. É preciso que você entenda que quando você tem no seu coração uma convicção, uma certeza da benção que Deus tem pra sua vida, você começa a agir como Deus age. Quando olho para os pais e para seus filhos, às vezes eu fico impressionado ao ver como são parecidos. Eu quero dizer pra vocês, meus irmãos, que quando o diabo olha pra nós ele fica impressionado ao ver como nós parecemos com Deus! E o que ele tenta fazer o tempo todo é tirar de nos as atitudes, decisões e postura que o nosso Pai Celeste tem. Mas ele não vai conseguir, nós vamos viver como Deus vive, para a glória dEle. Nós somos filhos de Deus. É tão interessante como os filhos têm atitudes que o pai tem. Nós precisamos entender, que nós temos em nós uma fé, que é a própria fé do nosso Pai Celeste. Então nós podemos agir como o Papai age! Nós podemos ter a postura que o nosso Pai Celeste tem! A fé que alcança o milagre começa operar quando você toma consciência que a fé que você tem no seu coração é própria fé de Deus. O mesmo princípio que Deus usou para criar todas as coisas, Ele usou a palavra, Ele disse e houve, Ele disse e aconteceu. O poder da palavra, mas não é a palavra por si só, havia uma convicção no coração do Próprio Deus. Um Cristão quando diz a palavra de Deus em Nome de Jesus é como se fosse o próprio Deus falando. Quando você age como um filho que é igual ao Pai você vai ter os resultados do Pai. A fé que alcança milagres é a fé onde você ouve o que Deus fala e faz o que Deus faz. Deus vê a sua fé! Quanto mais incapaz você se vê de receber aquele milagre, saiba que você está pronto pra receber o milagre! Se você não precisa de Deus você não precisa do milagre. Eu preciso de Deus, então eu tenho o milagre. Quando você reconhece que existe uma situação na sua vida que só Deus pode operar, você então entra dentro do princípio da fé que alcança o seu milagre. Quanto mais perto do milagre mais dificuldades aparecerão, mas você é forte! Você é um milagre de Deus nessa terra! Você tem fé suficiente pra alcançar o seu milagre! A natureza de Deus que existe em você, não vai deixar você soltar a sua benção. É algo divinamente genético, você não vai abrir mão do que Deus tem pra sua vida e as promessas serão realidade em sua vida. Nós vamos agarrar o milagre! Esse milagre é seu em nome de Jesus!
Pr. André Valadão
Deus não desiste
"““ Vinde “a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. ( Mateus 11:28 )
Um homem como de costume foi ao barbeiro cortar o cabelo e fazer a barba. Como eram conhecidos, o barbeiro e o cliente, enquanto o serviço era executado conversavam sobre diversos assuntos até que o barbeiro comentou: -Deus não existe!
O cliente surpreso, perguntou: -Como é que é? Deus não existe? E o barbeiro argumentou: -Isso mesmo.
Você ouviu: Deus não existe! Vejo todos os dias na televisão crianças passando fome, vivendo na miséria, políticos roubando impunemente, inocentes morrendo de maneira bárbara e tantas outras coisas revoltantes. Você acha que se Deus existisse Ele permitiria tanta injustiça? Deus não existe! O cliente, muito atento, ouviu tudo.
Enfim, o corte ficou pronto e a barba estava feita, o cliente levantou-se, pagou a conta e saiu refletindo sobre tudo o que houvera escutado do barbeiro até que se deparou com um mendigo na esquina, sentado no chão com os cabelos embaraçados, batendo nos ombros e com a barba enorme ainda por fazer. Vendo isso voltou na mesma hora à barbearia e, chegando, afirmou: -Barbeiros não existem!
O barbeiro ouvindo isso, não entendeu, mas o cliente reafirmou: -Barbeiros não existem! -Como não existem ? Eu estou aqui e sou barbeiro. Você deve estar ficando doido, como você diz para mim que eu não existo? Eu sou um barbeiro.
Então o cliente explicou: Chegando à esquina vi um homem com os cabelos grandes e embaraçados e com a barba por fazer. Se barbeiro existisse ele não estaria assim. Ah, eu existo, sim!. O problema é que ele nunca veio até aqui cortar o cabelo e fazer a barba.
Pois é, disse então o cliente, Deus também existe. O problema é que as pessoas não vão até Ele, por isso sofrem. Deus está sempre de portas abertas todos os dias aguardando que as pessoas resolvam arrumar suas vidas.
Crer e esperar em Deus
CRER E ESPERAR EM DEUS
“Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito” ( Ex 13.17 )
· Moisés tirou o povo do Egito e a viagem apenas começava. A expectativa era grande. Depois de 400 anos de cativeiro, uma verdadeira queda-de-braço com o Faraó, e o povo estava livre rumo à terra Prometida. Deus cumprira sua promessa de libertação.
· Quando saíram, não os guiou pelo caminho mais curto passando pela terra dos filisteus. Deram a volta pelo deserto seguindo o caminho que leva ao Mar Vermelho. Deus disse “ Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito ”. Os Filisteus, povo forte e guerreiro, representavam uma ameaça aos hebreus.
· Deus sabe que desejamos suas bênçãos, mas nem sempre estamos dispostos a arcar com as conseqüências de sua companhia. Somos capazes de “ sentir saudades do Egito ” do que enfrentar as dificuldades, desejando voltar à nossa vida velha do que seguir em frente para a terra prometida.
· Andar com Deus implica em enfrentar inimigos à nossa frente, transpor desafios, vencer barreiras. Quantos não sofrem por causa de Cristo? Quem sabe, a esposa que lida com seu marido, ou com filhos nas drogas, profissionais preteridos em suas atividades por recusarem participar de negócios ilícitos; jovens que recusam andar de acordo com a filosofia do mundo e são ridicularizados por isto?
· Desistir da fé é a pior decisão. Quem anda com Deus não pode pensar em desistir. Jesus disse “ ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus ” ( Lc 9.62 ).
· A ordem é seguir em frente. Confiar em Deus e olhar para a frente. Afinal, a terra prometida está na frente e não atrás. As dificuldades na vida cristã são exercícios de fortalecimento espiritual.
· Vamos ler Êxodo 13.17-22“ Deus amado, Pai de misericórdia, queremos neste momento solene, juntos agradecer pelo sacrifício de teu filho Jesus, pois reconhecemos que este sacrifício nos oferece a chance da vida eterna, a chance de restauração de nossas vidas aqui no mundo, o teu evangelho é a oportunidade de recomeçarmos nossas vidas em outros patamares, obrigado Senhor pois sem teu auxilio estaríamos perdidos no pecado, Pai querido hoje queremos te apresentar todas as situações acima e tantas outras que vemos e vivemos olhai Senhor, da mesma forma com que cuidas de nós, faça na vida de cada um o milagre de renovação que fizestes na fé dos apóstolos quando da ressurreição de Jesus, esta oração nós a fazemos a uma só voz em nome de Jesus Cristo, Amém !”
CLAMA A MIM, E RESPONDER-TE-EI, E ANUNCIAR-TE-EI COISAS GRANDES E OCULTAS, QUE NÃO SABES (Jr.33.3)
Enviado por : Eliana Rocha
A Benção das Bençãos
"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! " (Gênesis 12:1-2)
Por: Glenio Fonseca - Paranaguá
Deus chamou Abrão para ser uma bênção em favor do mundo. Mas antes de ser uma bênção para todas as nações, ele precisaria ter sido abençoado por Deus. Primeiro Deus abençoa a pessoa com a sua bênção imerecida, depois essa pessoa abençoada se constitui numa bênção para os outros. Deus abençoa o homem com sua graça incondicional e o homem abençoado se torna numa bênção para as outras pessoas.
Deus escolhe aqueles que ele mesmo quer, mediante a sua graça e os abençoa incondicionalmente para que eles sejam uma benção para o maior número de pessoas nesse mundo, segundo a sua própria vontade. Ninguém é uma bênção em si mesmo, mas se torna uma bênção pela operação de Deus em sua vida. Deus escolheu Abrão e o abençoou para que ele se tornasse uma bênção para a humanidade. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Gálatas 3:14.
Jesus Cristo é a bênção de Deus para o mundo e a bênção de Abraão é a salvação eterna do homem mediante Jesus Cristo. Tudo o que Deus tem para a humanidade foi concedido através da pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Nele nós somos abençoados com toda espécie de bênçãos espirituais. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.
Dizer que Cristo é a bênção de Deus para o mundo é dizer que Ele, e só Ele , pode preencher o vazio do coração humano. Tudo o que Deus tem para as carências da humanidade foi doado plenamente na pessoa de Jesus Cristo. Ele é o suprimento abundante para a mais profunda deficiência do gênero adâmico. Ele é o único que consegue subir no monte santo, com mãos limpas e coração puro, a fim de se tornar na bênção e na justiça do Senhor em nossa vida. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Salmos 24:5.
Deus nos abençoa em Cristo, com todo tipo de bênção, para que nós sejamos uma bênção, para todo o tipo de pessoa. Eu acredito que fomos abençoados, para poder abençoar aqueles que carecem da graça de Deus em suas vidas. Se formos uma bênção para os outros é porque fomos abençoados com a bênção de Deus em Cristo Jesus, que a todos enriquece abundantemente. Todas as pessoas abençoadas por Deus se tornam vasos de bênçãos para mais gente. A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto. Provérbios 10:22.
Não há nenhuma bênção maior do que Cristo. Não há nenhuma riqueza maior do que a salvação em Cristo. Ele é o tesouro mais precioso que satisfaz completamente todas as necessidades do coração humano. Ele é a plenitude de Deus e nós temos a nossa plenitude nele. Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Colossenses 2:9-10a. A nossa plenitude espiritual procede da plenitude de Cristo em nós.
O rei Davi reconhecia que as contribuições que o seu povo oferecia para a obra de Deus eram expressões vivas das dádivas divinas na vida desse povo. Ninguém pode oferecer aquilo que não tem. E se o povo oferecia voluntariamente é porque tinha sido abençoado por Deus abundantemente. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos. 1 Crônicas 29:14.
Do ponto de vista bíblico tudo o que temos vem de Deus. Ninguém tem coisa alguma se não for dada pelo Criador do Universo. Tudo o que nós somos e tudo o que temos, excluindo o pecado, vem do céu, mesmo que não reconheçamos que é assim. Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. João 3:27. Primeiro Deus nos abençoa com as bênçãos celestiais e depois ele nos torna uma expressão da graça para os demais.
Volto à questão: Deus só nos abençoa plenamente em Cristo. Nele nós somos aprovados incondicionalmente mediante a sua morte e ressurreição. Nele nós ganhamos a expiação dos pecados e o descativeiro da dúvida e incredulidade. Nele foi crucificado o nosso velho homem, e juntamente com Ele ganhamos uma nova identidade. Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; Romanos 6:5-6.
Na morte de Cristo encontramos o benefício da nossa morte para o pecado, e na sua ressurreição a dádiva da vida eterna que nos salva de todas as implicações da justa condenação. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1-2.
Deus nos abençoou inteiramente em Cristo para que sejamos uma bênção para o mundo. A vida de um cristão verdadeiro é uma oportunidade de favorecer os que sofrem: com a consolação para os que choram, com o ânimo para os abatidos, com o suprimento para os carentes, com o amor para os magoados. Deus nos abastece com a sua bênção para que possamos ministrá-la aos que carecem, sem jamais requerer o nosso reconhecimento pessoal nesse envolvimento.
Quem é abençoado por Deus é uma bênção que abençoa. O salvo quer que outros sejam salvos e por isso proclama o evangelho da salvação. Não há nem um salvo por Cristo sem interesse pela salvação dos outros pecadores. Todo aquele que foi alcançado pela graça de Deus quer ser um instrumento das bênçãos para os outros, seja através de sua pessoa ou de seus bens. Não existe uma pessoa salva pela graça que não se proponha a ser parte da solução dos problemas segundo a medida da graça em sua vida.
Aquele que é favorecido com os bens, quer ser um canal da beneficência no reino de Deus. Nunca ouvi falar que um filho de Deus abrisse falência pela prática da benevolência. Aquilo que guardamos, com freqüência, acabamos perdendo. Mas aquilo que investimos no reino de Deus em beneficio dos outros, transferimos para o banco eterno. Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6:19-21. Se eu e você não somos bênçãos para os outros é porque ainda não conhecemos a grandeza da bênção de Deus em nossas vidas. Todo aquele que foi abençoado por Deus e reconhece a magnitude da graça, se torna numa fonte de bênçãos para os seus circunstantes. Quando somos abençoados por Deus, com a Bênção das bênçãos, nos tornamos sempre canais de bênçãos para as outras pessoas e nunca uma pedra de tropeço ou um abismo de maldições. Mesmo Balaão sabia disso: Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar. Números 23:20.
Seja tu uma bênção e que o Senhor te abençoe.
Bem Aventurado
A seção de Formação do portal RCCBRASIL traz, nesta e nas próximas semanas, as pregações e homilias ocorridas durante o XXIX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica. São momentos de grande unção e de conteúdos interessantes para nosso crescimento espiritual.O texto desta semana é baseado na fala de dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCC, que pregou sobre a imitação de Maria para chegarmos a uma realização como pessoas e como cristãos.
Proclamação do Evangelho segundo São Mateus (Mt 12, 46-50)Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Presidente da celebração da Santa Missa do terceiro dia do XXIX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica, Dom Alberto Taveira dedicou sua homilia a Maria. O bispo iniciou afirmando que a nossa caminhada de fé se faz para o alto e para frente, pois aquele que pára já está regredindo. Nesse sentido, a intercessão e o modelo de Nossa Senhora nos ajudam a avançar. Citando o evangelho do dia, ele disse que o texto bíblico faz o grande elogio à Virgem Maria, chamando-a de bem-aventurada por ter feito a vontade de Deus, por ter vivido profundamente a Sua Palavra.
Dom Alberto propôs uma reflexão sobre Maria como modelo de realização humana. No primeiro ponto, ele apresentou Maria revestida da Palavra de. Maria é “a pessoa realizada” por ter se revestido da Palavra, se aberto totalmente a Deus e, num ato de liberdade, se feito escrava. Na sequência, indagou: “Qual a razão do ser gente? Você? Eu? Não, é Nosso Senhor Jesus Cristo. Somente em Cristo, eu poderei ler e entender a minha própria vida. Só Nele, que é luz do mundo, eu vou conseguir entender esse intrincado processo que é a minha própria personalidade, que é a minha história”. Nesse sentido, o Bispo afirmou que todo homem e mulher batizados precisam fazer a oblação da sua própria liberdade. É a escravidão que liberta.
O segundo ponto apresentado por Dom Alberto de um ser como Virgem Maria foi a prática das virtudes. “O caminho das virtudes, a renúncia, a entrega, a caridade - indo à casa de Isabel, o acolhimento do anúncio da dor no tempo, a coragem, a procura, a fidelidade do cotidiano. Queridos irmãos e irmãos, cada um de nós se quer ser pessoa humana realizada e se quer ser cristão, disponha-se ao exercício da prática das virtudes. Isto significa andar contra a correnteza, significa que você não tomará a decisão pela pele, você não vai tomar as decisões por simpatia ou antipatia. Você não vai segundo o vento do momento, você não segue ventos de doutrinas peregrinas. Mas você se firma na experiência de vida cristã e trata de educar a sua vontade. Trata de educar os seus sentimentos”, afirmou Dom Alberto.
E continuou: “É necessário coragem para subir esta árdua estrada que nos é proposta por Cristo, subir o seu monte. Ser cristão não é coisa feita para gente cheia de moleza. Não vamos anunciar ao mundo um Cristianismo light, ajeitado para gente pusilâmine. Não! Algumas pessoas, até dizem assim: a Igreja poderia diminuir um pouco as suas exigências Como se Ela pudesse ser infiel ao evangelho! A estrada que o nosso Senhor percorreu é a estrada do calvário. A estrada de Maria tem no caminho uma espada de dor, que transpassa o seu coração. Assusta-me quando encontro um sacerdote que por qualquer problema quer deixar o seu ministério, como se troca de roupa. Assusta-me quando vejo casais que não aprenderam o perdão. Não aprenderam a prática da virtude. Na primeira crise matrimonial, a primeira solução que aparece é a da separação e não do perdão. E gente que não aprende a ter esse espírito de sacrifício. No alto da cruz, Nossa Senhora está de pé. Não pense que é algo demais para você, não. Porque ela se considerava pequena, uma pobre serva. No entanto, foi fiel a cada momento e, sendo fiel, ela levou adiante a missão que lhe fora confiada”.
Outro ponto da personalidade de Maria refletido durante a homilia é a condição de mãe: Mãe de Deus, Mãe da Igreja, Mãe de Cristo, Mãe de cada um de nós. Uma personalidade que se revela e que amadurece na maternidade. O bispo ressaltou a dignidade presente na geração de uma nova vida. “Assusta quando você encontra gerações de pessoas que assumiram a esterilidade como ideal”, afirmou. Nesse sentido, ele destacou também que todo o homem e a mulher se realizam quando geram vida, quando são fecundos nos seus serviços, mesmo sendo celibatários ou consagrados.
O último ponto apresentado para a reflexão é Maria mestra. Para abordar esse aspecto da personalidade de Nossa Senhora, Dom Alberto diz que Maria é mestra mesmo que a Bíblia fale apenas de sete palavras pronunciadas por ela. Contudo, o bispo afirma que quem quer caminhar na vida cristã pode ficar a vida inteira aprendendo com Nossa Senhora e aponta um caminho: “Quando você rezar ou cantar a ladainha de Nossa Senhora espelhe-se nela, nas invocações da ladainha, e faça a sua estrada. Se você for parecido com essas invocações, você já será uma personalidade íntegra como Deus quer”.
Dom Alberto finalizou explicando a segunda parte da oração da Ave Maria “Santa Maria, mãe de Deus” é o título máximo dela; “rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”, remete aos dois únicos momentos de certeza da vida que são o agora e hora da morte. O primeiro é para aprendermos a ser gente, ser cristão, ser fiel, lembrando que Nossa Senhora caminha conosco. E o segundo, na hora da morte, Maria estará presente acompanhando, rogando por nós.
A cultura de Pentecostes
por Michelle Moran
Que a “Espiritualidade de Pentecostes” se propague pela Igreja para uma nova “Cultura de Pentecostes”
Durante o Pontificado de João Paulo II (maio de 2004) e de Bento XVI (setembro 2005), tem havido um forte encorajamento para que a Igreja propague a Cultura de Pentecostes. Obviamente este é um conceito amplo, com várias dimensões, mas, sem dúvida, este chamado encontra eco na Renovação Carismática. Por ocasião do 40º aniversário da RCC, o Cardeal Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, falou sobre a experiência do batismo no Espírito ou efusão do Espírito. Ele disse que esta experiência, que é central para a Renovação Carismática e que tem envolvido milhões de católicos em todos os continentes, poderia ser o ponto de partida para a Cultura de Pentecostes.
A Graça de Pentecostes é uma Graça Missionária
É, portanto, importante que abracemos o nosso mandato. Não fomos chamados apenas a ser pessoas que experimentaram um “Pentecostes pessoal”, que é obviamente muito importante, mas junto com essa experiência vem uma responsabilidade. Somos chamados a ser canais para as graças de Pentecostes na Igreja e no mundo. Quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos no Cenáculo, todos ficaram cheios do Espírito Santo. Eles experimentaram não apenas uma renovação pessoal, mas foram também capacitados com dons tais como a oração em línguas / glossolalia e com coragem, o que lhes permitiu modificar poderosamente a cultura ao seu redor. Eles foram transformados e Pedro, que era um leigo sem instrução, foi capaz de convencer de tal forma as multidões que elas aceitaram sua mensagem e foram batizadas. Naquele primeiro dia, cerca de 3.000 novos convertidos foram acrescentados em número. Em todo o Livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas registra muitos casos em que os apóstolos agiram no poder do Espírito Santo e, conseqüentemente, a Igreja começou a crescer em número (por exemplo, Atos 2, 47; 4, 4; 5, 14; 6, 1; 7; 11, 21 e 24). Portanto, a graça de Pentecostes é essencialmente uma graça missionária. Embora reconhecendo que na Renovação Carismática não temos um monopólio do Espírito Santo, parece que temos uma vocação especial para sermos embaixadores do Espírito Santo e difundir a Cultura de Pentecostes. Isto foi enfatizado pelo Papa João Paulo II em 2002, quando ele disse: "No nosso tempo, que é tão ávido de esperança, faça que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Ajude a trazer para a vida aquela "Cultura de Pentecostes", que só ela pode tornar fecunda a civilização do amor e da co-existência amigável entre os povos. Com insistência fervorosa, não vos canseis de invocar "Vinde Espírito Santo! Vinde! Vinde! "(Discurso aos delegados da Renovação no Espírito Santo).
Saindo da Espiritualidade de Pentecostes para a Cultura de Pentecostes
O desafio para a RCC não é manter a espiritualidade de Pentecostes limitada ao Grupo de Oração, ou mesmo restringi-la apenas à Renovação Carismática. A evangelização deve ser uma prioridade para nós, como foi para os apóstolos, quando deixaram o Cenáculo. Já em 1992, o Papa Bento (então Cardeal Ratzinger) escreveu:
"Será que vamos descobrir o segredo do primeiro Pentecostes na Igreja? Será que vamos oferecer-nos humildemente ao poder renovador do Espírito Santo para que Ele possa nos libertar da nossa pobreza e da nossa total incapacidade de realizar a tarefa de anunciar Jesus Cristo aos nossos semelhantes?... O Cenáculo é o lugar onde os cristãos se deixam, ao acolher o Espírito Santo, ser transformados pela oração. Mas é também o lugar de onde saímos para levar o fogo de Pentecostes aos irmãos e irmãs "(Revista New Covenant).
Claramente, o Pentecostes é para o mundo. Trata-se de transformar a sociedade através do poder do Espírito Santo. A Cultura de Pentecostes cria uma sociedade que respeita a dignidade humana através do reconhecimento de que a humanidade é feita à imagem e semelhança de Deus.
É uma sociedade na qual a esperança reina de forma suprema e a luz brilha mais forte do que qualquer escuridão. É exatamente o oposto do relativismo cultural que permeia grande parte do nosso mundo. Em uma conferência em Lucca, Itália, em 2005, Salvatore Martinez definiu a Cultura de Pentecostes como "o antídoto para o mal obscuro do mundo". Em resposta, o Cardeal Rylko disse: "Temos que aprender o método do Espírito Santo que opera na história e renova a face da terra, para não sermos vencidos pelo mal".
Nós todos temos uma responsabilidade, como indivíduos e como Grupos, de discernir as formas pelas quais o Senhor nos chama a sermos os promotores da Cultura de Pentecostes. Uma maneira em que isso vai acontecer é intensificando a Espiritualidade de Pentecostes na Igreja. Talvez você possa fazer isso incentivando o maior número de pessoas a participar da Novena de Pentecostes, e, assim, juntarem-se ao testemunho mundial do Pentecostes das Nações. A partir deste local de intercessão, estaremos habilitados a estender a mão para o mundo, promovendo a Cultura de Pentecostes através do testemunho de nossas vidas e através das obras de misericórdia e justiça.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
( Canto ) Não vire as costa pra mim
( Canto ) Hora do Milagre
Profetizamos que a unção está caindo Que a glória está descendo que o mal está saindo, Jeová está aqui Concordamos que o milagre vai acontecer E ordenamos que a doença sai agora, que os demônios vão embora Já unimos nossa fé pra ver Deus operar Declaramos que o milagre já aconteceu Está ligado, concordado, Deus confirma o milagre, Deus assina, Você recebe a benção, pode se alegrar Tem milagre acontecendo aqui neste lugar O impossível, Deus vai realizar.
Em nome de Jesus A doença sai, o demônio cai, há libertação, A tristeza vai, e não volta mais, Todo jugo cai no poder da unção, A hora é agora, receba meu irmão.
Enquanto louvamos Você vai ser curado Enquanto louvamos Você vai ser renovado Enquanto louvamos Crê somente, Deus te dá vitória Em nome de Jesus O milagre acontece agora, Agora, agora, agora...
( Canto ) Intercessor
Sufocado estou teu coração pela tristeza pela do
E o sofrimento de cada dia esta tirando tua paz
Deus enviou – me a que como seu pra eu orar por ti
De você ele não esqueceu
Vou orar pra Deus te abençoar
Vou orar pra Deus te prosperar
Pra renovar teu ministério
Vou orar pra Deus visita teus sentimentos
Vou pra Deus te dar livramento
Vou orar pra Deus salvar toda tua família
Vou orar , vou orar por você pra abençoar teu casamento
Senhor neste momento eu oro em teu nome
Pra abençoar toda esta família
Que teu espírito esteja sobre este lar
Que saia todo o espírito da contenda
E desfazendo toda obra do inimigo
Multiplique o pão de cada dia
Que esta vida angustiada seja liberta agora
Que saia todo espírito de enfermidade
Que todo levante caia por terra agora Senhor
Em nome de Jesus em nome de Jesus vou orar por te
Vou pedir vou clamar ao Senhor Jeová tua benção vai chegar se você crê
Em nome de Jesus vou orar por ti
( Cantico ) Sangue Precioso
Existe ainda um caminho uma saída.
Em meio á escuridão há uma luz.
Uma fonte que jorra lá da cruz.
É Jesus o amigo verdadeiro.
A paz que o mundo inteiro.
Jamais pode te dar.
É Jesus o nome precioso.
O nome poderoso.
Por Ele é só chamar.
Se as forças se esgotaram na jornada.
E agora pensando em parar.
Na caminhada
Se olhares pro Calvario vais lembrar.
Do que Ele fez por te amar.
( Cantico ) Abraão e Isaac
Então abraão optou pelo silencio,cada passo aumentavao seu sofrimento,triste e cruel situação,viva o patriarca abraão. Não,não parou de caminhar,lado a lado com seu filho Isaque á Moriá,mas de repente do moço veio uma interrogação que deixou atonito abraão.
Pai o fogo e a lenha aqui está,também temos o cutelo para imolar, já estamos chegando perto do lugar mas meu pai o cordeiro aonde estáMesmo sem saber como agiria seu Deus,Abraão profetizando respondeu,quando estiver pronto o altar,o cordeiro meu filho o Senhor proverá...e assim aconteceu
Eu não sei qual é a tua provação,uma coisa eu sei não é maior que a de Abraão,ao ponto do Senhor não poder resolver,o desespero toma conta de vocêProfetize agora tenha fé,a maneira de agir deixa por conta dele, e na hora certa você vai receber,a provisão que tanto necessita
O milagre aconteceu.
O milagre aconteceu.