domingo, 24 de julho de 2011
Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas... Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca mais.
Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e comportamento era uma decepção para seus pais, que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido na vida. Um belo dia, o pai veio lhe propor um acordo:
- Se você, meu filho, mudar o seu comportamento, dedicar-se aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a faculdade de medicina, eu então lhe darei um carro de presente.
Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação: sabia que a mudança do filho não era fruto de uma convenção sincera, mas apenas do interesse de obter o automóvel. Isso não era bom. O rapaz seguiu os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Sendo assim, o grande dia chegou: fora aprovado para o curso de medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma grande festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho, e lhe passou uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, era uma bíblia. Ele ficou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia o silêncio e a distância separavam pai e filho. O jovem sentia-se traído e agora lutava para ser independente: deixou a casa dos pais e foi morar no campus da universidade. Raramente mandava notícias para a família.
O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão, até que um dia, já velho, e ainda muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu, vindo a falecer. No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, o último presente que fora dado pelo pai, e que havia sido deixado para trás, a bíblia. De volta para a sua casa, o rapaz que nunca perdoara o pai, quando colocou a bíblia numa prateleira, notou que havia um envelope dentro dela. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque, para você escolher aquele que lhe agradar mais. No entanto, fiz a questão de lhe dar um presente ainda melhor, a bíblia, pois ela nela, aprenderás o amor de Deus, e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever da sua consciência tranqüila."
Corroído de remorso, o filho caiu em pranto profundo.
Como é triste a vida dos que não que sabem perdoar. Isso, normalmente, nos leva a terríveis erros, e a um fim muitas vezes ainda pior. Antes que seja tarde, olhe para o seu passado, você não tem ninguém a perdoar? Perdoe aquele que você pensa ter lhe feito mal. Pois, talvez, se você olhar com cuidado, verá também que existe um cheque escondido, em todas as adversidades da sua vida.
"Perdão: amor praticado entre pessoas que amam defeituosamente"
"Digo com freqüência: "Eu perdôo você". Mas, mesmo quando digo essas palavras, meu coração continua zangado ou ressentido. Ainda quero ouvir a história que me diz que eu estava certo, afinal de contas; ainda quero ouvir pedidos de desculpas e justificativas; ainda quero ter a satisfação de receber algum louvor em troca - pelo menos o louvor de ser tão perdoador!
O perdão de Deus, contudo, é incondicional; ele vem de um coração que não exige nada para si mesmo, um coração que está completamente vazio de interesses próprios. É o perdão divino que tenho de praticar em minha vida diária. Ele me convoca para continuar passando por cima de todos os meus argumentos que dizem que o perdão é loucura, doentio e impraticável. Ele me desafia a passar por cima de toda a minha necessidade de gratidão e elogios.
Finalmente, ele exige de mim que eu passe por cima daquela parte ferida do meu coração que se sente machucada e maltratada e que deseja ficar no controle e colocar algumas coisas entre mim e a pessoa a qual sou solicitado a perdoar."
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Mensagens de Esperança
O Espírito Santo na vida do homem.
As vezes podemos pensar que o Espírito santo ele age na vida de uma pessoa somente para feitos extraordinários como cantar, louvar e pregar e fazer algo somente dentro da igreja, isto é um grande equivoco, pois ele é dado por Deus a nós para a nossa santificação pessoal e também para a edificação de toda igreja e ninguém se santifica vivendo vinte quatro horas dentro da igreja somente, a nossa santificação ela se confere na vida diária, dentro de casa, no trabalho e nos momentos de lazer e quando falamos de santificação estamos falando de conversão, a palavra grega METANÓIA, quer dizer mudança de mentalidade e de rumo em nossa caminhada e ninguém troca alguma coisa de valor por algo de menos valor, o Espírito de Deus ele em nós nas mínimas coisas e naquelas simples que as vezes até chegamos ao ponto de desprezar, ele tem um toque suave em nosso interior, por que ele não violenta a nossa liberdade e o nosso direito de escolha, mas ele insiste para que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida.
O Óleo celestial cai sobre nós.
Fantástica é esta expressão que esta em um dos Salmos que se refere a consagração e a unção em Araão irmão de Moises, por que era o escolhido por Deus para ser o Sacerdote daquela gente, mas existe um tipo de Unção e Consagração muito mais profunda que é algo que age de maneira muito profunda no interior daquele que é chamado a seguir um estilo de vida santa e cristã, pois este tipo de Unção e Consagração ela impregna a alma desta pessoa, a palavra aqui usada como impregnar ela tem um significado bem qualitativo que quer dizer: imbuir uma substancia em um corpo de uma maneira quase invisível, não vemos mais sentimos, por que ela vai ao nosso espírito e em nossa alma, sendo assim capacita-nos de uma tal maneira que realizamos coisas que de uma outra maneira humana nunca conseguiremos, pois a Unção é a capacitação e a autoridade conferida por Deus a uma pessoa para realizar algo em seu nome e munido com o seu poder, quem despreza uma pessoa que age em nome de Deus é a mesma coisa que desprezar a Deus, veja o que Jesus disse a Saulo, Saulo, Saulo por que me persegue, visto que ele perseguia os discípulos de Jesus.
O Kairós de Deus.
Esta é mais uma palavra grega que traduzida quer dizer: Tempo da graça de Deus, o tempo favorável, sabemos que Deus nunca chega atrasado em nossa vida ele sempre chega na hora exata ou na hora certa, as vezes achamos que ainda não é chegada a nossa hora para as coisas de Deus e que tudo esta perdido, claro que não é assim, lembra da passagem de Jesus em Cana da Galiléia e o que ele falou para Maria, mulher ainda não chegou a minha hora, mas você viu o que aconteceu logo depois dele falar isso e sobre o que ele falava com Maria, aquilo que parecia não ser a hora dele, Deus mudou tudo e aquela foi a hora propicia para que ele começasse a manifestar diante das pessoas e de seus discípulos quem de fato ele era, Deus não só muda água e vinho como também antecipa aquilo que julgamos não ser a nossa hora ou o momento exato para manifestar quem ele é e quem você também o é.
Tudo virá arma para vitoria.
Quando de fato cremos em Deus e deixamos ele agir em nossa vida e através de nossa vida, tudo o que vier a cair em nossas mãos virá uma arma poderosa para sermos vitoriosos, quando a capa de Elias caiu nas mãos de Eliseu, ele tinha pela frente o obstáculo que era o Rio Jordão, e não tendo outro meio para passar do outro lado que tinha como necessidade de passar, ele simplesmente pegou a capa e com ela tocou sobre as águas do rio, e as águas de dividiram de um lado para outro e assim ele pode passar, quando ele atravessou para o outro lado as águas novamente voltam ao seu normal, o mesmo Eliseu foi solicitado para uma causa estranha, uma das pessoas que estavam com ele numa floresta deixou cair o machado dentro de um rio, sendo assim o que Eliseu tinha nas mãos era um galho seco de uma arvore e com este galho ele lançou ele nas águas do rio e o machado que estava no fundo voltou na superfície do rio, nas mãos de Jesus estavam cinco pães e dois peixes e com isso ele alimentou mais de cinco mil pessoas e ainda sobrou, com um cajado de pau seco e torto Moisés tocou nas águas do Mar Vermelho e as águas se abriram, com apenas 300 homens Gedeão venceu os madianitas que eram muito superior a ele e seus soldados, para Deus não necessita de muita coisa para fazermos vitoriosos.
Crê no Deus do impossível
No Livro de Tiago tem uma passagem que diz que até os Demônios crêem mas tremem, é certo e verdadeiro que ter fé é muito diferente de saber que Deus existe e viver como um incrédulo, os demônios eles sabem que Deus é real e verdadeiro, mas eles nunca professam que Deus é Senhor deles e nem submetem-se aos planos de Deus, veja que o espírito imundo fala daquilo que Jesus é de fato em Marcos 1:24-28, as vezes achamos que temos fé em Deus e a aquilo que achamos ser fé não passa de um amontoados de superstição, somos inconstantes naquilo que dizemos crê, quando vem a primeira dificuldade já negamos tudo e caímos num vazio tremendo e colocamos a culpa nos outros e ate em Deus, comportamento deste tipo nos revela que ainda não cremos como convém crer, quando cremos que Deus muda impossíveis o nosso coração esta sempre seguro que ele pode mudar a nossa sorte, por mais difícil que venha a ser aquilo que estamos passando, mesmo que os incrédulos ao nosso lado vier a falar que não tem mais jeito, como fez o cego filho de Timeu em Marcos 10:46-52, pois a fé verdadeiro ela nos da esta segurança, e mesmo que não vier acontecer aquilo que esperamos que aconteça estamos dispostos a continuar a crer em Deus, isso é fé verdadeira, por que ela não depende das coisas.
Direitos autorais.
Imagina se Jesus fosse fazer coisas deste tipo, pois sendo assim será que poderíamos ter acessos a leitura de sua palavra, coisas deste tipo assim muitas vezes visa muito mais o lucro individual e de algumas pessoas do que contribuir na obra de Deus e na edificação das pessoas, ainda bem que Jesus é a suprema liberdade e o verdadeiro amor, ele é a fonte de onde flui para cada pessoa a verdadeira bondade, é como um profissional que só ele faz a sua função na sua cidade e não ensina a ninguém mais o segredo para o seu sucesso com medo de aparecer outro e ganhar toda a sua freguesia, coisas deste tipo é uma pura realidade de um coração egoísta e materialista, que insiste em ficar agarrado as coisas da vida com medo de algum insucesso, que o Espírito Santo move se em nosso coração para não cairmos em armadilhas semelhantes a estas e ficarmos escravos de coisas, por que o amor de Deus derramado em nosso coração ele gera liberdade interior e não nos escraviza, se conheceres a verdade a verdade vos libertará e a Verdade é Jesus em seu amor, João 8;32 e 36 pois o amor de Deus é libertador.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Mensagens que edificam
Eu, porém, vos digo a vós que me escutai: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam (Lucas: 27-28)
Quem desejar ser um verdadeiro cristão deve olhar somente para Jesus e imitá-lo a sua vida de cada dia, Jesus disse: Amai-vos uns aos outros como eu vos amo (João 15;12) ele não disse que devemos amar olhando para outros exemplos fora o exemplo dele, há aqueles que dizem que fulano esta colhendo aquilo que plantou, mas, afinal de contas ele está colhendo de Deus ou dos homens? certamente é dos homens por que por este texto Deus já nos mostra que não é dele, ele nos orienta a amar até aqueles que não são bons conosco, quantos pais que abandonam seus filhos quando ainda são pequenos? e depois os filhos cresce e muitos levam isso para a sua vida, e também não querem ir atrás dos pais, por que não se sentiu amados por eles e acabam abandonando também, esse pai colhe aquilo que ele plantou no coração do filho e não de Deus, por que Deus também orienta aos filhos como devem amar os pais que não deram amor a eles.
Mensagens de Esperança
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, a espada? ( Romanos 8;35)
Quantas vezes nos deparamos com situações deste tipo: Se Deus me ama por que estou assim? por que aconteceu isso comigo? e tantas outras coisas semelhantes a isso, aqui é bom a gente analisar de quantas pessoas que nos orientou antes de acontecer as infelicidades que julgamos ser Deus o culpado, a palavra dele deixada escrita para nós já é uma orientação, mas o bonito deste texto é que estas coisas não são obstáculos para Deus deixar de nos amar, mas elas são obstáculos para nós não amar a Deus, por que nos fechamos e achamos que o culpado é ele, o seu amor por nós não é um sentimento e sim uma ação concreta em nossa direção.